Morfologia da germinação de sementes e crescimento in vitro de Cattleya walkeriana Gardner em diferentes meios nutritivos.

Authors

  • Renato Fernandes Galdiano Junior Universidade Estadual Paulista
  • Cibele Mantovani Universidade Estadual Paulista
  • Elisângela Soares Gomes Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Eduardo Custódio Gasparino Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Fabíola Vitti Moro Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Eliana Gertrudes de Macedo Lemos Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.14295/cs.v5i4.286

Keywords:

germinação in vitro, protocormo, orquídea nativa

Abstract

O objetivo do presente trabalho foi documentar o processo de germinação inicial e crescimento in vitro de plântulas de Cattleya walkeriana sob diferentes meios nutritivos a fim de aperfeiçoar o processo de propagação dessa espécie. Plântulas de 90 dias (0,8 ± 0,1 cm de comprimento) foram repicadas entre os meios nutritivos Vacin & Went, WPM, Knudson-C, Phytamax® e ½ MS. Após 90 dias de crescimento (180 dias depois da semeadura), as características biométricas da altura da planta, número de folhas, número de raízes, largura da maior raiz, comprimento da maior raiz e massa de matéria fresca (parte caulinar e radicial) foram avaliadas e as médias separadas pelo teste de Tukey a 5%. O embrião de Cattleya walkeriana origina, a partir do polo micropilar da semente, uma esférula que gera uma estrutura cônica clorofilada denominada protocormo após 30 dias da semeadura. Aos 60 dias, o protocormo desenvolve folíolos na parte superior e papilas absortivas na porção inferior. O meio de cultura ½ MS favoreceu o crescimento in vitro e pode ser recomendado para a produção de plantas de Cattleya walkeriana.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Renato Fernandes Galdiano Junior, Universidade Estadual Paulista

Departamento de Tecnologia, Laboratório de Bioquímica de Microrganismos e Plantas, Faculdade de Ciências Agrárias (FCAV), Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Cibele Mantovani, Universidade Estadual Paulista

Departamento de Tecnologia, Laboratório de Bioquímica de Microrganismos e Plantas, Faculdade de Ciências Agrárias (FCAV), Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Elisângela Soares Gomes, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Departamento de Tecnologia, Laboratório de Bioquímica de Microrganismos e Plantas, Faculdade de Ciências Agrárias (FCAV), Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Eduardo Custódio Gasparino, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professor assistente doutor, Departamento de Biologia Aplicada à Agropecuária, Faculdade de Ciências Agrárias (FCAV), Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Fabíola Vitti Moro, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professora assistente doutora, Departamento de Biologia Aplicada à Agropecuária, Faculdade de Ciências Agrárias (FCAV), Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Eliana Gertrudes de Macedo Lemos, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professora Titular, Departamento de Tecnologia, Laboratório de Bioquímica de Microrganismos e Plantas, Faculdade de Ciências Agrárias (FCAV), Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Published

2014-12-30

How to Cite

Galdiano Junior, R. F., Mantovani, C., Gomes, E. S., Gasparino, E. C., Moro, F. V., & Lemos, E. G. de M. (2014). Morfologia da germinação de sementes e crescimento in vitro de Cattleya walkeriana Gardner em diferentes meios nutritivos. Comunicata Scientiae, 5(4), 456–463. https://doi.org/10.14295/cs.v5i4.286

Issue

Section

Original Article