Ferramentas de agricultura de precisão para o manejo da calagem em pomares de mangueira no semiárido brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.14295/cs.v13.3630Resumo
A otimização da recomendação para o manejo da necessidade de calagem (NC) é essencial para redução de custos e aumento da produção da cultura da mangueira. Portanto, o objetivo deste estudo foi delimitar zonas de manejo para a recomendação de calcário em áreas de mangueira irrigada no semiárido brasileiro, utilizando técnicas de agricultura de precisão. O experimento foi conduzido em três áreas comerciais de mangueira irrigada localizadas na região do Vale do São Francisco, Brasil. Amostras de solo foram coletadas nas camadas de 0,0-0,2 e 0,2-0,4 m de profundidade, seguindo grade regulares, em que o número de amostras variou de 50 a 56. Análises de solo foram realizadas. Os métodos de krigagem e inverso do quadrado da distância foram utilizados para interpolar os mapas. O mapa de NC foi confeccionado a partir do mapas de capacidade de troca de cátions potencial (T) e saturação por bases (V%). Verificou-se que a área Mandacaru obteve 63,42% da área necessitando de calagem, sendo subdividida em quatro zonas de manejo. A área Sempre Verde obteve 1,20% da área necessitando de calagem e a área de Barreiro de Santa Fé não apresentou necessidade do mapa de NC. O uso de técnicas de agricultura de precisão para delimitar zonas de manejo foi adequado para separar as áreas em zonas menores e mais homogêneas, para uma recomendação mais precisa da necessidade de calagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Clerison Gustavo Pereira Souza, Marcos Sales Rodrigues, Kátia Araújo da Silva, Aíris Layanne Ferreira Lira, Filipe Bernard Ramos Moreira, Augusto Miguel Nascimento Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Comunicata Scientiae, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do periódico. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão evolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.