Desempenho de cultivares de pimentão colorido sob diferentes concentrações de solução nutritiva
DOI:
https://doi.org/10.14295/cs.v13.3638Resumo
O conhecimento da exigência nutricional da cultura sobre sistemas de cultivo adaptados a realidades locais, além da adequada disponibilidade de nutrientes em solução nutritiva é de fundamental importância tanto para o crescimento da planta quanto para a produção de frutos de qualidade. Assim, o objetivo foi avaliar o desempenho produtivo de cultivares de pimentão colorido em sistema semi-hidropônico sob diferentes concentrações nutritivas. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, em parcelas subdivididas, com tratamentos arranjados em esquema fatorial 3 x 3, consistindo em três cultivares de pimentão e três concentrações de solução nutritiva, 75%, 100% e 125%, com quatro repetições, totalizando 36 unidades experimentais. A cultivar utilizada foi a All Big e os híbridos Sucesso e Beti-R. A concentração de nutrientes em 75% da solução nutritiva utilizada influenciou diretamente na produtividade total dos híbridos Beti-R e Sucesso, apresentando 24,25 t ha-1 e 17 t ha-1, respectivamente. A concentração padrão em 100% proporcionou maiores resultados para a cultivar All Big. Quantidades superiores de nutrientes afetam o desenvolvimento e a produtividade da cultura do pimentão, sendo fundamental a utilização da correta concentração de nutrientes para obter melhores e maiores resultados de acordo com cada cultivar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Almir Rogerio Evangelista de Souza, Jailson Oliveira, Fabiano Barbosa de Souza Prates, Francilene de Lima Tartaglia , Denisson Lima do Nascimento, Cássio Laurentino Veloso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Comunicata Scientiae, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do periódico. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão evolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.