Efeitos de fontes de pólen na qualidade de castanhas produzidas por cultivares de noz-pecã Kiowa e Barton
DOI:
https://doi.org/10.14295/cs.v14.3696Resumo
A seleção de cultivares de noz-pecã e seus polinizadores é essencial para atingir o máximo potencial de produção. A sincronia dos períodos de floração das cultivares pode não ser suficiente para garantir a qualidade da castanha devido ao efeito xenia. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos de diferentes polinizadores nas dimensões e produtividade dos frutos das cultivares Kiowa e Barton. Ambas as cultivares foram submetidas a seis tratamentos. Kiowa: sem polinização, polinização livre, autopolinização e polinização controlada por pólen das cultivares Cape Fear, Pawnee e Desmable. Barton: sem polinização, polinização livre, autopolinização e polinização controlada por pólen das cultivares Melhorada, Jackson e Success. A autopolinização diminuiu as dimensões e a produção de frutos e grãos. Pólen de diferentes cultivares exibiu efeito xenia positivo e negativo sobre as características dos frutos. O maior fruto e a maior produção de grãos foram alcançados quando 'Kiowa' foi polinizado com 'Desejável' e 'Barton' foi polinizado com 'Sucesso'.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rudinei De Marco, Flávio Gilberto Herter, Roberto José Zoppolo Goldschmidt, Carlos Roberto Martins, Claudia Crosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Comunicata Scientiae, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do periódico. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão evolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.