Alterações fisiológicas do pimentão sob soluções nutritivas preparadas com águas salobras e concentrações de H2O2
DOI:
https://doi.org/10.14295/cs.v13.3702Resumo
Os recursos hídricos da região semiárida comumente possuem elevadas concentrações de sais, comprometendo a qualidade da água para agricultura. Frente a estes problemas a adoção de estratégias para mitigação desses efeitos negativos torna-se fundamental para manutenção dos sistemas produtivos. Dessa forma, objetivou-se avaliar as trocas gasosas do pimentão hidropônico sob diferentes combinações de águas (salobra e de chuva) e aplicação exógena de peróxido de hidrogênio (H2O2), em experimento desenvolvido em ambiente protegido pertencente à Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, em delineamento experimental inteiramente casualisado, com 12 tratamentos, em esquema fatorial 4 x 3, com 5 repetições, consistindo de quatro combinações entre água salobra e água de chuva (10%/90%; 20%/80%; 30%/70%;40%/60%) e três concentrações de H2O2 [0,0 (Controle); 7,5 μM; 15 μM. A aplicação de 15,0 μM de H2O2 em plantas de pimentão cultivadas com solução nutritiva nas combinações (30%/70%) e (40%/60%) entre água salobra e água de chuva promoveu incremento da fotossíntese aos 24 dias após a semeadura enquanto, aos 61 dias incrementa o estresse. Aos 61 dias após a semeadura os maiores valores de gs e E do pimentão cultivado com solução nutritiva de condutividade elétrica igual a 2,72 dS m-1 (10%/90%) foram obtidos com a aplicação de 15,0 μM de H2O2. Os teores de clorofila “a”, “b”, total e carotenoides do pimentão tiveram os efeitos deletérios causados pela salinidade da solução nutritiva mitigado pela aplicação exógena de peróxido de hidrogênio na concentração de 15 μM.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Guilherme de Freitas Furtado, Ronaldo do Nascimento, José Amilton Santos Júnior, Lúcia Helena Garófalo Chaves, Felipe Guedes de Souza, Hans Haj Gheyi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Comunicata Scientiae, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do periódico. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão evolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.