Desempenho de mudas de pinha em diferentes doses de adubação fosfatada
DOI:
https://doi.org/10.14295/cs.v13.3704Resumo
A adição de fósforo na composição do substrato para produção de mudas contribui para um crescimento mais rápido das plântulas, aumenta a resistência aos estresses bióticos e abióticos e melhora ainda a eficiência no uso de nutrientes e da água em várias espécies vegetais. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o crescimento vegetativo e a qualidade de mudas de Annona squamosa, propagada por sementes, em relação a aplicação de superfosfato simples em substrato de bagaço de cana enriquecido. O delineamento inteiramente casualizado constou de seis tratamentos com as seguintes doses de aplicação ( 0; 0,75; 1,5; 2,25; 3,0 e 3,75 kg), usando o superfosfato simples em substrato, com quatro repetições de 10 plantas por tratamento. Aos 120 dias após semeadura, número de folhas, área foliar, altura da parte aérea, diâmetro do caule, fitomassa seca da parte aérea, fitomassa seca do sistema radicular, fitomassa seca total, relação entre as fitomassas seca da parte aérea e do sistema radicular, clorofila a, clorofila b, clorofila total e o índice de qualidade de Dickson, foram avaliados. O crescimento máximo das plantas de pinha foi observado com a adição de superfosfato simples ao substrato em doses estimadas na faixa de 0,6 a 1,2 kg m-³ de substrato. O fertilizante fosfatado favoreceu o crescimento principalmente de raízes e área foliar e proporcionou melhor qualidade de mudas de pinha.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jullyanna Nair de Carvalho, Júnia Naara da Silva Carvalho, Pollyanna Aparecida de Carvalho, Letícia Silva Pereira Basílio, Augusto Miguel Nascimento Lima, Rafael Pio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Comunicata Scientiae, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do periódico. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão evolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.