Predição de produção do abacaxizeiro ‘Vitória’ utilizando modelagem neurofuzzy e regressão linear
DOI:
https://doi.org/10.14295/cs.v13.3719Resumo
Atualmente, a utilização de sistemas inteligentes híbridos que utilizam a combinação de técnicas de inteligência artificial como, por exemplo, redes neurais e lógica fuzzy, tem-se tornado comuns na elaboração de modelos complexos de simulação e estimar parâmetros desejados. O objetivo deste estudo foi desenvolver sistemas de inferência adaptativos neurofuzzy (ANFIS) para predizer a produção do abacaxizeiro ‘Vitória’ e realizar análise comparativa destes modelos com outro modelo de predição que utiliza aproximação quadrática. Os modelos de predição desenvolvidos calculam a massa fresca do fruto (MFFR) a partir da massa fresca da folha D (MFFD) e/ou diâmetro do talo (DT), medidos no momento da indução floral. Para a construção dos sistemas ANFIS foi utilizada a função genfisOptions da toolbox Neuro Fuzzy Designer do Matlab (Mathworks®- Neuro Fuzzy Designer, R2018a). Foram construídos sistemas ANFIS considerando cada uma dessas variáveis como entrada (DT e MFFD), isoladamente, e de forma combinada. O erro da simulação da produção foi calculado utilizando a raiz quadrada do erro médio quadrado (RMSE). Para todos os sistemas ANFIS construídos, o RMSE obtido foi menor que o valor produzido quando realizou-se a simulação por meio da regressão linear ou aproximação quadrática. O menor valor de RMSE foi obtido quando utilizou-se a combinação dos parâmetros MFFD e DT para construção do sistema ANFIS. Portanto, de acordo com este estudo, a utilização de modelagem neurofuzzy, mais especificadamente de sistemas ANFIS, para a predição de produção do abacaxizeiro ‘Vitória’ apresenta melhores resultados que a utilização de regressão linear ou aproximação quadrática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Paula Oliveira da Silva, Frankley Gustavo Fernandes Mesquita, Guilherme Barbosa Vilela, Rodinei Facco Pegoraro, Victor Martins Maia, Marcos Koiti Kondo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Comunicata Scientiae, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do periódico. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão evolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.