Estimation of Thunbergia grandiflora leaf area from allometric models
DOI:
https://doi.org/10.14295/cs.v13.3722Resumo
Sky vine (Thunbergia grandiflora Roxb) é uma planta trepadeira com importantes componentes estruturais para ambientes florestais. Estudos sobre crescimento e desenvolvimento são necessários, devido à importância ambiental e econômica. A determinação da área foliar é essencial para estudos ecofisiológicos para entender a relação da planta com o meio ambiente. O objetivo deste trabalho foi estimar uma equação alométrica para estimar a área foliar de T. grandiflora a partir de dimensões lineares. 200 folhas de diferentes formas e tamanhos foram coletadas de plantas adultas e o comprimento (L), largura (W), o produto entre comprimento e largura (LW) e área foliar real (LA) foram medidos. Os modelos de regressão linear, linear sem intercepto, quadrático, cúbico, potência e exponencial foram usados para estimar as equações. Os critérios para determinar o melhor modelo foram maior coeficiente de determinação (R2), índice de concordância de Willmott (d), menor critério de informação de Akaike (AIC), raiz do quadrado do erro médio (RMSE) e índice BIAS mais próximo de zero. A área foliar de T. grandiflora pode ser estimada de forma satisfatória pela equação ŷ = 0,58*LW.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Débora Mela, Marlon Gomes Dias, Toshik Iarley da Silva, João Everthon da Silva Ribeiro, Andressa Carmo Pena Martinez, Affonso Henrique Lima Zuin

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Comunicata Scientiae, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do periódico. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão evolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.