Produção de mudas de Eugenia uniflora por estaquia: substrato, época de colheita, auxina e métodos de rejuvenecimento
DOI:
https://doi.org/10.14295/cs.v13.3739Resumo
Eugenia uniflora é uma espécie que apresenta grande variabilidade fitoquímica, devido à sua principal forma de propagação, a seminal, o que inviabiliza o cultivo dessa cultura comercialmente. Portanto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um protocolo para propagação vegetativa de Eugenia uniflora por estaquia. Substratos (Tropstrato®, vermiculita e areia), concentrações de ácido indolbutírico, métodos de rejuvenescimento (poda drástica e miniestaquia) e épocas de colheita (inverno, verão, outono e inverno) das estacas foram comparados. A maior porcentagem de enraizamento e qualidade do sistema radicular em estacas foram obtidas com o substrato comercial Tropstrato® e com algum método de rejuvenescimento. A miniestaquia foi mais eficiente, chegando a quase 50% do enraizamento quando coletada no verão. Estacas caulinares de plantas que não sofreram nenhum tipo de rejuvenescimento, independente da época de coleta, não resultaram na formação de raízes. Não foram observadas alterações anatômicas entre estacas oriundas de material vegetal rejuvenescido e não rejuvenescido, indicando que o processo rizogênico não ocorreu nas estacas oriundas de plantas sem rejuvenescimento por motivos bioquímicos e / ou fisiológicos. O tratamento das estacas caulinares com AIB não resultou em aumento do enraizamento, portanto o uso deste fitorregulador não é recomendado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Roger Cipriano, Maíra Maciel Tomazzoli , Mauro Brasil Dias Tofanelli, Bruno Francisco Sant’Anna Santos, Katia Christina Zuffellato Ribas , Cícero Deschamps

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Comunicata Scientiae, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do periódico. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão evolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.