Dispersão de Trichogramma pretiosum Riley (Hymenoptera: Trichogrammatidae) em cultivos de couve e repolho
DOI:
https://doi.org/10.14295/cs.v13.3834Resumo
Parasitoides do gênero Trichogramma são utilizados em todo o mundo para o manejo de pragas. A capacidade de dispersão desses insetos em cultivos determina o número de pontos necessários de liberação para que haja resultados satisfatórios quanto ao parasitismo e consequentemente, o manejo da praga. Para determinação da capacidade de dispersão de T. pretiosum em cultivos de couve e repolho, foram demarcadas áreas de 26 x 26 m, em que foram colocadas cartelas contendo ovos de A. kuehniella distribuídas de forma concêntricas e equidistantes. No centro de cada área foram liberados 100 mil parasitoides e o parasitismo foi permitido por 24 horas. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com cinco tratamentos (distância) e quatro repetições. A distância média dispersada foi de 6,27 metros em couve e 6,07 em repolho, enquanto que área de dispersão foi de 81,23 na cultura da couve e 79,03 metros no cultivo de repolho, sendo possível determinar que por hectare são necessários 123 pontos de liberação para couve e 126 para repolho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Franciely da Silva Ponce, Moisés Daniel de Oliveira , Claudia Aparecida de Lima Toledo ; Lucas Alves de Oliveira ; Willian Ricardo Monesi da Silva , Santino Seabra Júnior , Regiane Cristina de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Comunicata Scientiae, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do periódico. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão evolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.