Marcha de absorção de nutrientes e crescimento do meloeiro ‘Gladial®’ fertirrigado
DOI:
https://doi.org/10.14295/cs.v13.3875Resumo
A utilização da fertirrigação no cultivo de meloeiro torna-se crescente e comum, havendo necessidade da otimização de doses de fertilizantes aplicados. O conhecimento das demandas nutricionais da cultura, por meio da marcha de absorção é um ponto importante, para determinação das quantidades exigidas de nutrientes em diferentes estágios fenológicos. Objetivou-se com este trabalho determinar a marcha de absorção dos macronutrientes e micronutrientes em meloeiro fertirrigado, bem como os acúmulos de matéria fresca e seca nas folhas, caules e frutos. O trabalho foi realizado em Petrolina-PE, em delineamento experimental inteiramente casualizado, com nove períodos de avaliação e seis repetições. As coletas das plantas foram realizadas aos 7, 14, 21, 28, 36, 43, 50, 57, e 64 dias após a emergência (DAE). Foram analisados o acúmulo de N, P, K, Ca, Mg, Fe, Mn, Zn, Cu, matéria seca e fresca na folha, caule, fruto e total ao longo do ciclo. A produção de matéria seca aumenta em 64 DAE. Já a marcha de acúmulo de nutrientes seguiu a seguinte ordem para macronutrientes: K>Ca>N>Mg>P e Fe>Mn>Zn>Cu para micronutrientes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 João Batista Coelho Bagagim, Micaele Bagagi Araújo, Gilberto Saraiva Tavares Filho, José Sebastião Costa de Sousa, Fabio Freire de Oliveira, Cícero Antônio de Sousa Araújo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Comunicata Scientiae, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do periódico. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão evolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.